terça-feira, 8 de dezembro de 2015

PORÃO DO HORROR: SANDRO DEBIAZZI - DIRETOR


Nome: Sandro Debiazzi 
Local de Nascimento: São Paulo


BIOGRAFIA
Sandro Debiazzi freqüentou a Faculdade de História da PUC/SP e graduou-se em Desenho Industrial – Programação Visual na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, especializando-se em Produção Gráfica pelo SENAI/SP. Paralelamente, profissionalizou-se em Teatro, nas categorias de atuação, produção e cenografia. Possui vivência no exterior – Londres e Itália, onde trabalhou e participou de workshops e palestras sobre Artes Visuais. Foi membro da equipe do projeto “Bem-Vindo Professor” – curso de análise do Acervo da Pinacoteca do Estado – na função de produtor, tendo exercido também a atividade de docente. Trabalhou como Designer Gráfico para o escritório de marketing da Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente, obteve o título de Mestre em Comunicação – ênfase em Comunicação Contemporânea e Cinema – pela Universidade Anhembi Morumbi. 

Atualmente atua como monitor e educador em exposições de arte e comunicação e como freelancer em design gráfico e diretor em Cinema independente. O debut deste diretor no circuito do horror underground foi o divertidíssimo filme trash, "O Tormento de Mathias"O Tormento de Mathias é um filme híbrido (VHS e MiniDV) e teve o roteiro original escrito em 1996 baseado em uma brincadeira – um filme em VHS realizado em 1992, sobre um pianista de igreja atormentado por traumas e possessões paranormais. Este pequeno trabalho foi produzido em um dia, sem roteiro e editado na própria câmera.
A partir daí, Sandro e sua equipe, a Proscritos Filmes,  recomeçaram a gravar em 1996 de acordo com o personagem já criado em 1992 e com o roteiro recém escrito. No mesmo ano, foi encerrada a produção que viria “ressuscitar” em 2010 por influência da Doutora em Cinema, Bernadette Lyra, pesquisadora do então Cinema de Bordas e já com dois títulos publicados sobre o assunto.

Recomeçaram então o trabalho gravando em MiniDV, e depois de mil entraves devido ao novo e desconhecido sistema digital (novo e desconhecido pelo diretor, um assumido dinossauro do VHS) o filme foi finalmente produzido e finalizado em 2011.

Algumas cenas de 1992 e 1994 foram inseridas no filme como flashbacks de lembrança e o curioso é que alguns atores que participaram nestas datas, narraram a si próprios atuando como se já estivesse velhos. Outra particularidade é a participação de vinte e três atores dentre eles os cineastas Joel Caetano (Recurso Zero Produções) e Felipe M. Guerra (Necrófilos Produções Artísticas) e também uma preciosa ponta da dama do Cinema de Bordas, Bernadette Lyra. 

Sandro Debiazzi está finalizando seu mais novo trabalho, o curta "A Coveira das Almas". A trama gira em torno de uma misteriosa senhora que costuma vaguear pelo cemitério de uma pequena cidade do interior.  

O TORMENTO DE MATHIAS (SÃO PAULO, 1992 – 2011)
VHS – 1992-96      MiniDV – 2010-11     51 minutos
Roteiro, produção, filmagem e direção – Sandro Debiazzi
SINOPSE: Interno há 40 anos do manicômio municipal, o ex-pianista de igreja Mathias Gottlieb vislumbra a possibilidade de mais uma fuga com o surgimento de um ingênuo jornalista interessado em escrever sua história. Vingança, sangue e horror, são lições amargas para quem experimenta cruzar seu caminho.
 
BREVE HISTÓRICO DE SANDRO DEBIAZZI

* Produtor e realizador na mostra Cinema de bordas realizada no Itaú Cultural (São Paulo, 2011).
* Designer gráfico freelancer para eventos culturais (São Paulo, 2010/11).

* Publicou em 2010 a dissertação "QUE HORROR É ESSE? Uma análise de filmes de horror trash independentes no Brasil" (tendo como orientadora a Profa. Laura Loguercio Cánepa).
* Como educador para a exposição “35mm em relevo” (Arte e Cinema) no SESC (São Paulo, 2010).
* Designer Gráfico para o Setor de Marketing da Universidade Anhembi Morumbi. (São Paulo, 2007/10).
* Participou da equipe do curso “Bem-vindo Professor!”, apoiado pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Diretoria do Educativo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Atuando no setor estrutural do curso, como docente, na aplicação de atividades práticas e monitoria ao acervo da Pinacoteca. (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2005/07).
* Assistente de produção: eventos, meetings e shows. (Waldorf Hilton Hotel. Aldwich – Londres, 2004/05).
* Designer Gráfico (Qualitá Comunicação São Paulo, 2002/03). Clientes: Eukanuba. Prada Embalagens metálicas, entre outros.
* Diretor de criação das áreas gráfica e de produto. (AM6 Comunicação, 1998/01) Clientes: Instituto Ayrton Senna, Queensberry, Philip Morris do Brasil, Arremate.com, entre outros.
* Assistente de produção, design, divulgação e cenografia. (Teatro Municipal de São Paulo, 1995/99) Cliente: Patronos do Teatro Municipal.
* Produção Executiva, projetos gráficos e cenografia para espetáculos e divulgação. (Teatro Cacilda Becker, 1993/94) Cliente: Prefeitura Municipal de São Paulo.

0 comentários:


Suburbia Horror Show © 2008. Free Blogspot Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute