quarta-feira, 8 de junho de 2016

PORÃO DO HORROR: RODRIGO ARAGÃO - DIRETOR


Local de Nascimento: Guarapari, ES

Rodrigo Aragão trabalha na área dos efeitos especiais há quase 20 anos. No currículo mais de 25 peças de teatro, 15 curta metragens, oficinas em diversos eventos cinematográficos e criador do espetáculo de terror itinerante "Mausoleum". Com o primeiro longa metragem, "Mangue Negro", considerado cult pela crítica especializada, ganhou projeção internacional e prêmios em importantes festivais. 

Capixaba nascido em janeiro de 1977, dirige seus filmes a partir de Guarapari, onde mora desde criancinha. Filho de um ex-mágico que também foi dono de cinema, foi criado ao redor de truques e maquiagens. O estalo de que aquilo poderia ser o seu futuro veio cedo. Aos sete anos viu um documentário sobre o filme "Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back" (Guerra nas Estrelas V: O Império Contra-Ataca). Estava lá tudo o que mais gostava: cinema e efeitos especiais, mesmo que não tivesse bem idéia do que significava. Era a década de 1980, quando chega às telas "The Evil Dead" (A Morte do Demônio, 1981), clássico do terror que terminou por (des)fazer sua cabeça. Maquiagem e truques cênicos nunca tinham sido tão importantes na hora de se assustar alguém.

Um período fazendo cursos e oficinas lhe deram a sensação de estar pronto. A iniciação vem em 1994, como maquiador do curta "A Lenda de Proitner", seguido em 1996 por "Vampicida", outro curta-metragem hoje obscuro. A estréia na direção ocorreu no teatro, com a peça de horror "Mausoleum", em cartaz de 2000 a 2003. Daí, partiu para seus próprios projetos, com os curta-metragens "Chupa Cabras", "Peixe Podre"(I e II) e os longa-metragens "Mangue Negro", "A Noite do Chupacabras", "Mar Negro" e "Fábulas Negras".

Rodrigo Aragão também é responsável pela mostra Cine Terror na Praia, um pequeno festival loval onde apresenta produções imperdíveis de todo país, oficinas de vídeo de baixo orçamento e de maquiagem.


FILMOGRAFIA

A Lenda de Poitner - 1994 (como maquiador)
Vampicida - 1996 (como maquiador)
Mausoleum - 2000 (teatro)
Chupa Cabras - 2004 (curta)
Peixe Podre - 2005 (curta)
Peixe Podre II - 2006 (curta)
Mangue Negro - 2008
A Noite do Chupacabras - 2011
Mar Negro - 2013
Fábulas Negras - 2014

0 comentários:


Suburbia Horror Show © 2008. Free Blogspot Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute