sábado, 26 de janeiro de 2013

DESALMADOS, da Angústia Filmes

"Imagine que não há paraíso

É fácil se você tentar

 

Nenhum inferno abaixo de nós

E acima de você apenas o céu..."
Desalmados: Aleluia, salvação e glória! é a mais nova produção da Angústia Filmes e do Stúdio Arena e foi planejado para ser um média/longa metragem (aproximadamente 70 minutos) filmado inteiramente na região de Campinas. Além de visar promover a realização de filmes na cidade (a proximidade com Paulínia ainda não contagiou a terra das Andorinhas), Desalmados também tem o intuito de mesclar profissionais experientes com amadores, oferecendo assim uma primeira chance a aspirante a atores, produtores e todo pessoal de fundo.

O projeto teve início no final de 2007 e durante esses últimos dois anos e meio, aquilo que era um sonho foi se consolidando em uma verdade. Uma verdade longe do glamour das grandes produções nacionais e que por este motivo demandou um trabalho imenso de construção: como formiguinhas, grão após grão, com muita paciência e tenacidade, a equipe adquiriu o suficiente para iniciar o projeto.

Assim, desde o final de 2009, conseguiram dar o contorno inicial da produção: algum equipamento, figurino e uma equipe, que hoje conta com mais de vinte membros, dentre pessoal de produção, fotógrafo, advogado, câmera, maquiador e atores. Muitos atores da região de Campinas envolveram-se na produção, alguns procurando a primeira oportunidade, como a Thaliane ou a Cinthia, outros já mais experientes, como Gustavo Vergani, que fez as séries "Combate da Venda Grande" e Carlos Gomes da EPTV Campinas, além de uma participação no longa "O Homem do Futuro" e a Maísa Magalhães, que atuou nos longas "Rota Comando" e "Sem Fio".

A equipe é formada por Flávio Carnielli, Luiz Roberto de Vuono, publicitário de uma grande agência de Campinas, um artista circense (Fábio Basile) e uma bailarina profissional (Danielle Laetano), ambos formados pela Unicamp e que ajudam a coordenar e coreografar as cenas de dança. Na maquiagem, além de Gustavo Vergani e Fábio Basile, quem têm experiência com Clown e maquiagem artística, tem também a ajuda sangrenta de Eduardo Campos (Dudu). Dudu é um adolescente de 15 anos com um talento absurdo para máscaras de monstros, cicatrizes e toda a linguagem de FX do cinema gore.

Independente, mas não amador ou caseiro: esse é o lema da Angústia Filmes, com o objetivo de compor um filme que seja esteticamente charmoso, conte uma história de forma única e não seja, jamais, um simples escravo da técnica, da virtuose bobinha e acriativa que espirra em nós em bases diárias. Ter milhares de reais em equipamento ajuda, mas não necessariamente se traduz em coisa boa e exatamente por terem estas diretrizes em mente que sofrem (como toda produção que se propõe a sair da obscuridade) recursos escassos e a total falta de incentivo, comum num país como o Brasil, que valoriza muito pouco (na verdade até pode-se dizer que deliberadamente desvaloriza e desencoraja) este tipo de iniciativa.

A equipe tem como objetivo principal apresentar o filme em festivais do formato digital pelo Brasil e até mesmo fora dele, além de exibição em mostras, salas do gênero e no circuito universitário e alternativo. De acordo com os produtores serão compostos alguns DVDs para divulgação, mas neste caso, como se trata de um projeto independente, não podemos notoficar ainda sobre a quantidade, já que isso está vinculado diretamente à quantidade de recursos que o grupo conseguir captar.

No momento, a Angústia Filmes recebe o apoio de algumas empresas e instituições de Campinas. Os estúdios Arenna e Canil Pró-Áudio são líderes em seus segmentos, contanto com engenheiros de som do Ira e do Charlie Brown Jr. Nestes locais, será composta a trilha (alguns membros do elenco cantarão) e o som, grande vilão das produções do gênero, será trabalhado.
A Pasku Boots & Shoes, principal fabricante e vendedora de coturnos, scarpins e vestuário "pinup" do país, cederá parte do figurino, o Restaurante Estância D'Oliveira se encarregará da alimentação do elenco, o Centro de Ciências Letras e Artes, antiga instituição cultural de Campinas, cedeu suas instalações para a gravação da cena de um teaser, que ainda está em andamento e cederá para mais 2 cenas do longa, enquanto a Casa dos Reparos ajudou o projeto de mil maneiras, seja com material, seja com algum dinheiro para completar o orçamento, já a Chapéus Cury cedeu alguns de seus lindos produtos para compor o figurino dos personagens e o Center Fabril doou tecidos para a construção dos figurinos.

Assista ao teaser trailer
A EQUIPE FALA SOBRE O ELENCO

Giovanna de Sordi - Annabel
Já havíamos tentado de tudo, mas não achavamos a Annabel perfeita. Ela foi um dos últimos testes antes de literalmente desistirmos de perfil, mas para a nossa felicidade, a "bailarina" apareceu, com a qualidade muito rara da menina que sabe atuar como menina ou como mulher, a nossa Audrey Hepburn. Muito disposta e as vezes um pouco assustada com as bizarrices da equipe, a Gide também fez maquiagem, pintou cenário, bolou todas as coreografias e ajudou no trabalho com os atores, a despeito da pouca idade e da pouca experiência.
Gisele Torres - Guadalupe "Lupe"
Gisele foi uma das primeiras a testar pro papel, ou seja: ela esperou, muito e aproveitou para gravar dois curtas com a gente, "Roleta Suburbana" e "O Encontro". Apesar de ter mais experiência no teatro, ela soube empregar seu talento e sua disposição para encarar um personagem dos menos tranquilos da trama. A Gito também ajudou a pintar cenário e fazer maquiagem, além de oferecer transporte para o elenco em seu Ford Ká.
Maísa Magalhães - Prefeita Sofia
Para nós, ter uma atriz premiada no elenco sempre foi motivo de muito orgulho. Maísa foi a única atriz convidada de todo o elenco, aceitou gravar e regravar, em condições muitas vezes adversas, sem jamais reclamar ou impor condições. Além de ter inúmeros trabalhos no currículo (dentre eles os longas Rota Comando e Sem Fio), é sabido que a "Super Maga" foi miss Mogi Mirim. Ela também participou do curta "Cinedraminha Nacional" conosco.
Fabio Thithola - João Lennon, um Reverendo
O Thithola não é 10, é 11. Essa é a opinião geral sobre essa figura, que além de ser um ator "na veia", é também artista circense. Thithola também ministrou oficinas pros atores, bem antes do longa virar realidade e abraçou o projeto de forma ímpar, nunca deixando de acreditar na sua realização. É mais uma participação que nos enche de orgulho.
Davi Vidigal - Rômulo de Marco
O médico e ator Davi Vidigal respondeu a um anúncio em um banco de dados na internet. Vindo de Santa Catarina, tinha em seu currículo o primeiro telefilme da região (Paixão Açoriana), além de vários curtas. Como médico e palestrante, esteve no programa do Jô. Em Desalmados, Davi fez de tudo, transportou a equipe em seu jipe, ajudou a montar cenários, tirou fotos e participou do curta "Cinedraminha Nacional".

Site Pessoal - http://davividigal.tumblr.com/
Wander Moliani - Professor Paulo Jobim
Wander é um experiente ator de teatro, que entrou depois que o longa havia começado, substituindo um dos atores. Além de dar uma cara completamente única ao personagem, o "Antônio Wanderas" também foi um dos responsáveis pela cenografia, pela produção e especialmente pela luz, utilizando o conhecimento adquirido como técnico de luz em produções teatrais de Campinas.
Rico Diaz - Paco Santamaria
Nós queríamos algum músico para interpretar o anti herói do filme. Alguém que fosse o tipo galã hard rock. O Rico, da banda campineira República du Som. foi o escolhido. Apesar da pouca experiência em trabalhos audiovisuais, o "Manóide" matou a pau naquele que é provavelmente o papel com maior número de palavrões e esguichos de sangue da história do cinema nacional.
Thaliane Vidal - Paloma "Lola"
A Thali é filha da Jucemara, nossa outra atriz. Isso não significa que ela tenha tido alguma facilidade, ou que ela tenha sido escalada por esse fato, muito pelo contrário. Participou de gravações longuissimas, ajudou a produção cavando buracos com enxada, usou maquiagem pesada e gravou algumas das cenas mais pesadas, além de ter decorado uma passagem enorme em latim. Ela foi feita pro papel e se mostrou uma mocinha mais que talentosa.
Jucemara Oliveira - Constanza
A "Zé", como é carinhosamente chamada, foi outra que testou logo no começo, esperou horrores e nunca desistiu. Atriz experiente e sem nenhuma frescura, conquistou a todos nós com entrega total para o papel da tia religiosa e conservadora. Debaixo de sol ou chuva, ela sempre está lá com a sua motoquinha. Jucemara também participou do curta "Roleta Suburbana".
Alexandra Sanchez - Assunta
O que fazer quando uma atriz simplesmente abandona o projeto no meio? Dado o perfil, achamos que seria impossível escalar outra senhora. Eis que surge a Alexandra, 81 anos, nos procurando por telefone: "vi vocês no jornal e me interessei, quero participar!" Dona de uma saúde de ferro e de um talento invejável, Alexandra é uma atriz bastante procurada na região, dado seu perfil exclusivo e sua grande capacidade.
José Mario Martinez - Padre Divino
O Don José Mario se transformou numa entidade absoluta para todos nós, de professor titular da Unicamp a padre. Uma participação especial ímpar, em algumas das cenas mais sensacionais do longa.
Gustavo Vergani - Vereador Leitão
O Gu foi mais um que testou muito cedo, mas para o papel do Professor Paulo Jobim. Por conta do destino (e de trabalho), teve que se afastar do personagem. Acabou ficando com uma participação especial que cresceu no roteiro, graças ao seu extremo talento. Apesar de jovem, Gustavo tem em seu currículo muitas peças de teatro e muitos trabalhos para cinema e televisão.
Daniel Emídio - Delegado Jérson "Barracuda"
Imagine ter o seu próprio Orson Welles, ou seu próprio Tor Johnson? Felizmente, nós temos ambos. Midião, que na verdade é empresário, nunca havia atuado na vida, mas aceitou o desafio de viver um personagem que foi escrito para ele, o Delegado Barracuda. Sua espontaneidade e seu jeito bonachão se traduziram numa atuação estilosa e única, colocando no bolso muito ator experiente.
Cinthia Collodo - Condessa Suzana
Cinthia foi outra que começou com outro papel, ela deveria fazer a personagem principal. Mais uma vez os compromissos de vida foram culpados, mas mesmo assim ela topou fazer uma das obreiras do Reverendo João Lennon. Ela é a prova de que a teimosia do diretor vale a pena. A "Ovomaltine", como é conhecida, foi a protagonista do curta "Roleta Suburbana".
Mel Nassar - Condessa Mirella
Outra que respondeu a um anúncio na internet, Mel abraçou o projeto como poucos, participando ativamente da produção, além de ter atuado como uma das obreiras do Reverendo, sem sombra um dos papéis mais chatos para escalar. Durante as gravações, Mel descobriu que estava grávida, segundo ela, graças ao vestido da personagem, que em um dia estava solto e em outro apertado. Todos nós somos padrinhos do Erik, ainda a caminho.
Carlos Dias - Vereador de Marco
Esse é responsável por outra participação que nos da muito orgulho. Autor de mais de 15 filmes, Carlão tem como bagagem anos de experiência em televisão, tanto como técnico como ator, sempre ao lado dos Trapalhões. Quem não se lembra do filho do Zacarias no comercial da Takki Modas? pois bem, é ele! Carlão nos honrou com uma participação especial épica, no papel do pai de Rômulo, o sapiente vereador de Marco. Ele, ao lado da esposa Elza Vanci, também ajudou a produção e a divulgação, sempre muito carinhoso e prestativo.
Virgínia de Mauro, a Lully - Lully
Vivi foi a nossa cantora convidada para a cena da quermesse. Artista desde pequena, ela já atuou em vários filmes e já dividiu o microfone com inúmeros cantores e personalidades da televisão brasileira, como Canarinho e José Vasconcelos. Aos 16 anos, mostrou todo o talento ao cantar uma música em espanhol e inglês.
Jr Cavera - Mario Valdez, la banda de un hombre solo
Juninho é mais que uma participação, é também mais do que um músico de antigas bandas punk de Campinas. Ele é o responsável pela engenharia de som do longa, fez figuração, ponta e personagem, hospedou ator, alimentou a equipe e fez parte da produção. Além disso, é pai do João, nosso pequeno-grande assistente.
Beto de Vuono - Locutor
Betão é outro "faz tudo" da produção. É dublê de corpo, figurante e locutor dos bons, afinal já apresentou o épico programa "Momento de Amor" da Rádio Cidade. Ele também acompanhou a confecção do roteiro desde o começo e como bom publicitário que é, auxiliou na divulgação. Na verdade, ele auxiliou em tudo.
Nataly Tobias - Ruby
Esse foi o perfil mais complicado e mais uma vez a prova de que a insistência vale a pena. Achar uma moça bonita, de cabelo vermelho, disposta a fazer uma cena forte e ainda por cima boa atriz. Pronto, conseguimos. Vivas pra nós e pra Nataly, em sua participação mais que especial.

0 comentários:


Suburbia Horror Show © 2008. Free Blogspot Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute