sexta-feira, 8 de março de 2013

ENTREVISTA: Marcos T. R. Almeida, da Corvo Produções


Marcos T R Almeida é o criador ou a criatura? Quanto da sua vida pessoal existe em seus trabalhos? 
R: Vocês não imaginam o quanto eu estava ansioso por esta entrevista! Quanto a questão sou absolutamente o criador, sempre envolvido diretamente com minha arte, tentando separar bem as coisas para não ser mal interpretado, uma tarefa bem difícil que as vezes chega ser bem penosa para um aquariano nato como eu, que vibra na energia de Apollo e vivencia muita coisa da arte na vida pessoal.

Os fanzines foram uma fuga ou exposição do seu caráter? 
R: Os fanzines foram para mim uma maneira de dar vida a muitas coisas que sempre carreguei dentro da alma, jamais uma fuga! Eles sempre foram algo de alternativo que tinha que de alguma forma transcender sobre formas bem variadas de emoção, contemplação, meditação, amor ao estudo pontificado, a pesquisa, o entretenimento, a diversão, etc. Não somente meus próprios fanzines, mas os fanzines dos meus amigos também tiveram para mim uma importância enorme!

Além de "O Corvo", quais os outros trabalhos da Corvo Produções? 
R: A "Corvo Produções " produziu bastante, mas as tiragens e as publicações foram baixas e nem sempre de boa qualidade, sem contar com a má vontade de pessoas que faziam o xerox. Mas eu destaco como obras de grande relevância os fanzines: Caligola, Lilith, o Espirito Byroniano, Condessa Elizabeth Bathory, Filosofia de Dandy, Fogachos Imorais, Vênus ninfas e Bacantes, Poemas da noite eterna, Revoada de corvos e etc.

Os textos, trabalhos de pesquisas, artigos de horror, contos, ilustrações, além de textos dispersos e perdidos muitos deles foram publicados pela primeira vez no fanzine Juvenatrix, de Renato Rosatti, que muito me apoio e cedeu espaço em seu fanzine que é bem conceituado em todo Brasil e é conhecido até no exterior! Também citarei alguns filmes amadores feitos por mim como : Prisioneiro da vida, Countess Erzebthe Bathory, Aratron no Reino da Feitiçaria etc, além da parceria com a Daddy Produções do veterano José Salles que também muito me apoio e acreditou na força do meu trabalho, desta união surgiram Succubus de Lilith, Devaneios do Conde Lopo, Aratron: Ritual do Delírio, Revide ao Entardecer etc. Mas estes trabalhos foram dirigidos por José Salles, também no fanzine Sombria Escrituras do Arcano também foi publicado algumas coisas de minha autoria, entre tantos outros fanzines de amigos ao longo de mais de 8 anos.

Byron é um suporte para os seus trabalhos ou um refrlexo do que você pensa?
R: Lord Byron é até certo ponto uma fonte inesgotável para muita coisa que produzi, mas não fiquei preso apenas ao perfil byrionano, mas confesso que depois de ter lido a sua biografia, alguns de seus poemas, e obras como Manfredo, Mazeppa, Beppo, Corsario etc. Alem de outros fragmentos, a tendencia byroniana ficou gravada de forma muito forte na minha personalidade, não posso negar a herança do repobro maldito em minha vida, isso foi muito proveitoso a ponto de não poder expor aqui maiores detalhes.
Porem tenho meu próprio modo de pensar e de ver as coisas, mas a sombra de Byron com certeza arrastarei até o túmulo, se até´lá eu não descobrir o "elixir de longa vida"...

Qual a origem do personagem "Conde Lopo" e como surgiu a proposta de transforma-lo em um personagem de historias em quadrinhos? 
R: O Conde Lopo original é de Alvares de Azevedo, mas a sua "continuidade" de mim, era como se eu fosse de fato aquele Conde, argurado, aventureiro, solteiro , voltado para a vida contemplativa, amigo fiel dos fantasmas e das prostitutas, mulheres dispostas a colaborar, com verdadeiro Dandy levado ao vicio e a orgia o mesmo na observação do meu amigo Laudo F. Junior " um gótico do século XVIII. A ideia de transformar toda essa temática em histórias em quadrinhos partiu de José Salles e eu achei genial, pois era exatamente a oportunidade que eu esperava para poder ressuscitar o Conde Lopo esquecido nas páginas da nossa literatura e desta forma dar ao mesmo tempo vida as minhas próprias extravagancias! E foi muito gratificante ver o personagem tomar vida como um vampiro que voltou da sepultura por si mesmo!

Seus filmes são ousados ... você tem patrocínio ou tudo vem do " cash " da Corvo Prod.? 
R: Não tenho patrocínio e como expus por escrito no meu blog tudo é um grande processo colaborativo sem fins lucrativos ou financeiros.

Você tem apoio familiar para suas produções? 
R: Minha família sempre me apoio em tudo na minha vida, mas em relação aos trabalhos desta natureza preferi não contar com o apoio deles mas fazer tudo por conta própria, tendo apoio apenas de amigos e amigas.

Qual o alicerce " religioso " de Marcos T R Almeida? 
R: Meu "relígare" se identifica absolutamente com o paganismo, não sou ateu, acredito na sabedoria dos grandes iniciados e citaria apenas Hermes Trimegisto como um dos maiores! Sou muito apegado as culturas antigas e primitivas independente de seu grau de evolução, me eduquei pelo Helenismo e vejo nos arquétipos do panteão grego-romano o ideal consagrado a algo de melhor, minha religião é a beleza e a natureza somando as verdades irrevogáveis da ciência, religiosamente estou muito bem resolvido e realizado, e bem longe do cristianismo.

Porque o fascínio por Lilith, uma divindade do panteão matriarcal? 
R: Me limitarei um pouco nesta questão, sendo já no estagio em que eu estou envolvido com este arquétipo da antiga Babilônia, bastante avançado, não seria sabedoria de minha parte revelar aqui os grandes segredos da alta magia, espero que me compreendam.

Existe reconhecimento do "Conde Lopo" na sua vida publica?
R: Acredito que sim! A divulgação da HQ lançado pela antiga SM Editora atual Júpiter II de José Salles foi muito boa, os amigos da internet, do site Boca do Inferno.com, entre outros todos colaboraram na divulgação. Quem me conhece de perto pode associar o Conde Lopo a minha pessoa... O meu personagem foi de fato a continuação daquele original criado por Alvares de Azevedo sendo ambos enquadrados no mesmo perfil byroniano.

Já sofreu represalias em meio à alguma de suas produções cinematográficas?
R: Jamais! Mesmo porque o objetivo é apenas se divertir não radicalizar com extremismos muitos agressivos. É muito gratificante acabar cada ano e você poder ver aquele trabalho que você mesmo produziu, o tempo passa mas o que você produziu fica.

Com o advento da internet você acha que os fanzines serão esquecidos ou evoluidos?
R: Tudo na vida se esquece! Somente quem contempla e estuda a história com devoção se dá o direito de relembrar e rever o que foi importante no passado. Grandes obras, grandes nomes já ´há muito tempo caíram no esquecimento, os fanzines serão esquecidos, mas puderam serem lembrados por quem realmente gosta, mas a tendencia é a imigração para internet e nos devemos aproveitar esse maravilhoso recurso da melhor forma! Cabe a nós uma internet cada vez melhor, evitando baixar o nível como fazem os tolos que vivem mandando vírus , chingando os outros, usando mentiras, ofensas, cantarolas e debandadas para o crime, gente sem nenhum traço de cultura ou educação! A evolução é um direito de todo ser, mas não vou desprezar o velho empoerado livro de sebo, ou aquele antigo fanzine xerocado feito por algum entendido no assunto que se propôs em fazer.

Qual o propósito do seu novo Blog "Exóticos e Pitorescos"? 
R: O proposito do blog é exaltação dos sentimentos e das sensações mundanas, a afirmação e o apego a vida, a aventura, ao desconhecido do mundo real, o reconhecimento das obras de artes deixadas por pessoas que acreditaram num mundo melhor e mais bonito, contemplação da beleza da natureza, o exótico e o píctoresco como boa degustação do prazer elevado, a importância em empreender passeios e viagens e se deslocar para lugares desconhecidos como um "Child Harold" ...

No dia 01 de março foi realizado o evento "Boca do Inferno.com" Com um de seus trabalhos?Qual a sensação de autografar um trabalho de linha publica ao inves de um zine? 
R: Foi muito gratificante a experiência do dia 1º do Março de 2008, me deu ânimo para continuar a trabalhar, a produzir, ainda que sejam "rabiscos" mas que tenham algum fundamento mais profundo e que possa ir mais longe do que imaginamos. Foi muito bacana se reunir com os amigos e amigas e com certeza haverão outros eventos desse nível.

Qual será o proximo passo da "Corvo Produções"? 
R: São tantos projetos! São tantas ideias! Que a cabeça as vezes não pode nem comportar, o tempo é tão curto, mas acredito que tudo saíra na hora certa. Em andamento está o filme "O Anjo de Pedra" dirigido por Alexandre Ribeiro e por mim, também uma infinidade de textos inéditos saindo dos arquivos, pesquisas de assuntos interessantes, poemas, e uma provável entrevista com vocês no Arquivo Geral Corvo Zine!

O resto é surpresa e se eu contar tudo ai perde a graça, obrigado a todos vocês e até a próxima!

0 comentários:


Suburbia Horror Show © 2008. Free Blogspot Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute