quarta-feira, 9 de março de 2016

PORÃO DO HORROR: DIMITRI KOZMA - DIRETOR

Local de Nascimento: São Paulo

Dimitri Kozma nasceu em São Paulo, Brasil, e é formado em Artes Plásticas, exercendo entre outras atividades artísticas, as funções de: diretor de cinema, roteirista, produtor, editor, desenhista e animador.

Artista Multimídia fundador da produtora Orbe Filmes (www.orbemidia.com), Dimitri Kozma possui diversos prêmios e reconhecimento por sua obra, que abrange vídeo arte, curta-metragem, animação, ilustração, pintura, design de games, fotografia, literatura, entre outros trabalhos. 

Produz curta-metragens de baixo orçamento e animações, já tendo trabalhos exibidos na televisão e reconhecidos em diversos festivais.

Seu trabalho em filme é autoral. Gosta de misturar elementos simbólicos, subtextos interpretativos, alegorias surrealistas, análises comportamentais, crítica social, humor ácido, cinema extremo, horror, drama e comédia.

Críticamente aborda temas polêmicos sem medo, como religião, instituições, alienação, mídia em massa, sexo, entre outros temas, mas também aborda a leveza das relações pessoais de forma natural e realista.

O trabalho de Dimitri Kozma é variado em estilos: seu filme "Entre Espelhos e Sombras" é um petardo surrealista de vanguarda, com uma história intrigante, repleta de simbolismos e interpretações freudianas sobre a descoberta da sexualidade e a infindável busca por respostas insolúveis, apresentado com um ritmo dinâmico. Pesquisadores de universidades que assistiram ao filme, o classificaram como uma obra-prima.

Outro filme de Kozma, "A Carne" é um suspense com toques de horror, produzido em exatas 24 horas e sem recursos financeiros. Premiado em diversos festivais de cinema independente de horror.

Seu curta-metragem mais recente, "Horário Nobre ou Baquete para Urubus", produzido com baixo recurso financeiro, reflete seu discurso indignado e irônico contra o "status quo" e ataca o sensacionalismo da mídia como uma metralhadora subversiva. A todo momento é sentido o contraste de imagens fortes e chocantes realistas com a alegoria caricatural transbordando humor ferino.

Também produz animações, destaque para "O Colecionador", premiado em diversos festivais, mostra uma crítica ao consumismo e supérfluo de forma inusitada.

Além de dirigir e escrever, Dimitri Kozma também edita, produz e participa ativamente de todas as partes do processo. Sempre dialogando com a equipe de forma aberta e participativa em um ambiente colaborativo e agradável.

O universo criado por Dimitri Kozma é próprio e distinto. Algumas influências no trabalho de Dimitri Kozma são Luis Buñuel, Alejandro Jodorowsky, Nelson Rodrigues, William Gaines, Friedrich Nietzsche, Lars Von Trier e David Cronenberg.

ORBE MÍDIA

Empresa produtora de filmes de curta e longa metragem, fundada pelo artista plástico Dimitri Kozma em 2000. Ao longo dos anos, produziu diversos curtas-metragens independentes e animações que alcançaram reconhecimento em diversos festivais de cinema.

Atuando como produtora de filmes autorais e comerciais, tem como desafios criar soluções ideais para cada projeto. Com mais de 15 filmes autorais independentes realizados, entre curta-metragens e animações, o trabalho autoral da Orbe Mídia já esteve presente em dezenas de festivais, como por exemplo, a mostra  exclusiva do Museu da Imagem e do Som, com análise de toda a obra produzida pela Orbe por acadêmicos do MIS.

Conquistou também diversos prêmios em festivais de cinema, destaque para os curtas: "A Carne", que conquistou prêmios como melhor direção, melhor ficção e melhor roteiro, "Entre Espelhos e Sombras", filme surrealista exibido em mostras considerado por pesquisadores do cinema como uma obra prima. Seus filmes mais recentes "Horário Nobre ou Banquete para Urubus" e "Necrochorume" também tem tido boa receptividade em mostras e festivais nacionais e internacionais.

A Orbe tem a missão de produzir obras audiovisuais de qualidade para o público e inovar constantemente, elevando sua produção a novos níveis de excelência a cada nova produção, incentivando o povo brasileiro a apreciar filmes nacionais de qualidade.


FILMOGRAFIA

ANIMAÇÕES

"Carpe Diem", 2012, 3 min
"Meu Coração" (My Sweetheart), 2011, 1 min
"24 Horas Insuportáveis - Jack Bauer Desempregado" (24 Boring Hours - 24 season 9 - Unemployed Jack Bauer), 2010, 2 min 11 seg
"A Triste História de Zé Bafo de Esgoto" (The Sad Tale Of Bad Breath Joe), 2010, 1 min
"O Colecionador" (The Collector), 2010, 1 min
"Constelação" (Constellation), 2009, 5 min
"A Vida Numa Caixa - Encontro Virtual" (Life in a Box - Virtual Date), 2009, 1 min
"Valentina", 2009, 1 min
"Papai Noel e o Natal pelo Mundo", 2008, 6 min


CURTA-METRAGENS

"Horário Nobre ou Banquete Para Urubus"
2012, 20 min (versão para cinemas) 35 min (versão sem cortes), comédia, drama
Diretor: Dimitri Kozma

"Necrochorume"
2012, 17 min, horror
Diretor: Geisla Fernandes

"Afogando as Mágoas"
(To drown one's sorrows), 2008, 5 min 
Diretor: Dimitri Kozma

"Vontade de Comer" 
(Where there's a Will, There's a Way), 2008, 5 min, 
Diretor: Dimitri Kozma e Geisla Fernandes

"O Que os Olhos Não Veem..."
(What the eye doesnt see...), 2008, 7 min, horror
Diretor: Dimitri Kozma e Fernando Domenico

"A Carne"
2008, 20 min, horror 
Diretor: Dimitri Kozma e Geisla Fernandes

"A Dor"
2008, 10 min, drama
Diretor: Dimitri Kozma

"Entre Espelhos e Sombras"
2007, 20 min, fantasia surrealista
Diretor: Dimitri Kozma

"Horror Capiau"
2007, 9 min, horror
Diretor: Dimitri Kozma

"Depois da Meia Noite"
2007, 6 min, horror
Diretor: Dimitri Kozma

"Unha e Carne"
2004, 34 min, Drama
Diretor: Dimitri Kozma

0 comentários:


Suburbia Horror Show © 2008. Free Blogspot Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute